O futebol feminino foi muito movimentado em 2010, produzindo muitas surpresas, novos recordes e jovens revelações. Enquanto o futebol masculino viveu seu auge com a África do Sul 2010, as meninas brilharam no Copa do Mundo Feminina Sub-20 da FIFA Alemanha 2010 e no Mundial Feminino Sub-17 em Trinidad e Tobago. Os dois torneios tiveram um alto nível técnico e serviram como um aperitivo perfeito para a Copa do Mundo Feminina da FIFA Alemanha 2011.
Alemanha passeia no Mundial Feminino Sub-20
Ao todo, 395.295 espectadores acompanharam as 32 partidas da Copa do Mundo Feminina Sub-20 da FIFA 2010, um novo recorde na história do torneio. Jogando em casa, as alemãs provaram que o futebol feminino desfruta de uma grande popularidade no país. A seleção germânica conquistou o título de forma impressionante. Na final, a equipe comandada pela treinadora Maren Meinert derrotou a Nigéria por 2 a 0 diante de mais de 24 mil torcedores.
Ao falar sobre o Mundial Feminino Sub-20 na Alemanha, seria impossível não mencionar o excelente rendimento de Alexandra Popp. A atacante de 19 anos foi a principal protagonista do torneio, marcou dez gols e foi premiada com a Chuteira de Ouro da adidas e com a Bola de Ouro da adidas. Além de Popp, outras craques que brilharam foram Ji So-Yun (Coreia do Sul), Rosie White (Nova Zelândia), Yorely Rincon (Colômbia) Sydney Leroux (EUA), Kim Kulig (Alemanha), Antonia Göransson (Suécia) e Bianca Henninger (EUA). Com certeza voltaremos a ouvir esses nomes no futuro.
Domínio asiático no Mundial Feminino Sub-17
A Copa do Mundo Feminina Sub-17 da FIFA Trinidad e Tobago 2010 foi marcada pela supremacia das três seleções da Ásia, que tiveram um sucesso inédito na competição e chegaram às semifinais. Coreia do Sul, Coreia do Norte e Japão mostraram um futebol maduro, com muita criatividade e talento. O torneio revelou grandes promessas para o futuro, como Yeo Min Ji (Coreia do Sul), Kyra Malinowski (Alemanha) e Kumi Yokoyama (Japão). Na final, as sul-coreanas venceram as japonesas nos pênaltis e ficaram com o título no Caribe.
Medalha de ouro para o Chile
Entre os dias 12 e 26 de agosto, foi realizada em Cingapura a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, que contou com 13 jogos de alto nível. No Estádio Jalan Besar, representantes das seis confederações se enfrentaram em busca da medalha de ouro tanto no futebol masculino quanto no feminino. Entre as garotas, o Chile levou a melhor após derrotar a Guiné Equatorial na decisão. No tempo regulamentar, a partida terminou em 1 a 1, mas as chilenas subiram no lugar mais alto do pódio depois de vencerem a disputa por pênaltis por 5 a 3.
Estilo e glamour em Frankfurt
Em dezembro do ano passado, todas as atenções do mundo do futebol feminino estavam direcionadas para a cidade de Frankfurt. O Kongresshaus da metrópole do Meno foi o palco do sorteio dos grupos da Copa do Mundo Feminina da FIFA Alemanha 2011. Mais de 600 espectadores e cerca de 200 representantes da mídia compareceram à cerimônia. O sorteio foi conduzido pelo ex-jogador alemão Günter Netzer e pela modelo Adriana Karembeu. O evento aumentou ainda mais a euforia das 16 seleções classificadas para o Mundial Feminino, que acontecerá entre os dias 26 de junho e 17 de julho de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário