quarta-feira, 7 de abril de 2010

Nota de solidariedade ao povo carioca


Nota da ATAFF-RJ , de solidariedade ao povo carioca é publicada pelo jornal O Globo




'O dia que o Rio parou'

Um dos mais graves incidentes meteorológicos assolou grande parte da população de nosso estado. As fortes chuvas que caíram não só na capital, mais em outras diversas cidades, geraram o falecimento de dezenas de pessoas, causaram grandes transtornos e transformaram a vida de milhares de pessoas em um verdadeiro caos. Tais problemas afetaram as aulas da rede pública e particular, prejudicaram os transportes e causaram inúmeros alagamentos e deslizamentos por diversos lugares.
Apesar de ser um momento de dor e de necessidade, de unirmos esforços no auxílio aos desabrigados e na urgência de pôr a cidade em ordem, não podemos deixar de citar a omissão do poder público para com as cidades. Não existe em nosso estado uma política séria de habitação e a prefeitura, que é responsável pela ocupação do solo, nada fez para conter as ocupações irregulares, que causaram tantas desgraças nesse incidente. A cidade cresce de forma desordenada e não vemos políticas públicas concretas em relação a esse fato.
A ocupação das encostas, as falhas na coleta de lixo, a população que joga lixo na rua, a falta de dragagem de rios e lagoas transformaram-se em uma verdadeira bomba relógio com a enorme quantidade de chuvas. Quantas vezes já vimos a Praça da Bandeira encher com qualquer chuva? E até hoje nada foi feito para solucionar o problema. Ou passamos a tratar e entender a necessidade de se controlar o uso do solo e organizar a cidade ou a cada chuva como essas serão manchetes de jornais em todo o mundo.
É preciso ter responsabilidade e não jogar a culpa somente em São Pedro. Todos temos responsabilidades, em especial o poder público por ser omisso. Vamos sediar uma Copa do Mundo e uma edição das Olimpíadas. Imaginem a repercussão mundial se isso ocorresse durante um evento como esses. Além de prejudicar nossa imagem, prejudicaria o turismo e dificilmente teríamos oportunidade de sediar importantes eventos.
É hora de unirmos esforços em prol da população afetada, contudo, não podemos fechar os olhos para tais problemas ou sempre iremos ter a mesma expressão para falar: o dia em que o Rio de Janeiro parou.

A ATAFF-RJ se solidariza e apoia todo o povo carioca nessa momento.


Artigo assinado pelo presidente da ATAFF-RJ, Eduardo Tacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário